Adaptado de materia do Blog Real Man, Real style
Antes de começarmos: O que é etiqueta no jantar?
- Etiqueta é como você se comporta na sociedade.
- Boas maneiras são as regras de comportamento educado (parte da etiqueta).
Portanto, os modos à mesa (seguir as regras) fazem parte da etiqueta do jantar (como você contribui para que todos desfrutem da refeição). Aqui estão os dez mais importantes.
#1. Modos básicos à mesa
Preste atenção aos seus anfitriões. Em caso de dúvida, copie-os e não comece a comer até que eles o façam.
Não mastigue com a boca aberta nem fale com comida na boca. Dê pequenas mordidas para poder terminá-las antes de falar.
Leve a comida até o rosto, não o rosto até a comida. É um prato, não um cocho.
“Por favor” e “obrigado” ainda são as palavras mágicas. “Com licença” irá levá-lo igualmente longe.
A melhor maneira de ter uma boa conversa? Ouça realmente as pessoas. Mantenha a simplicidade e a diversão e evite temas emocionais: nojo, raiva, medo e tristeza não têm lugar à mesa. Nem suas opiniões negativas sobre a lasanha ou a escolha do vinho do seu anfitrião.
#2. A etiqueta do jantar começa antes de você chegar à mesa
Você foi convidado para um jantar. Fantástico! Eles são muito divertidos e muitas vezes são uma oportunidade de causar uma boa impressão em um ou dois influenciadores: a namorada da sua namorada. pai, o novo presidente do conselho, etc.
Certamente você não quer sabotar suas chances antes mesmo de seu anfitrião finalizar o menu? Veja como evitar que isso aconteça.
Vista-se de maneira elegante e apropriada para a ocasião: isso mostra respeito pelos anfitriões e outros convidados e, claro, é sempre uma escolha muito melhor vestida demais do que mal vestida.
O primeiro também é mais fácil de remediar: você pode deixar seu blazer e gravata no vestiário, mas não pode dirigir para casa depois de chegar e perceber que é o único homem lá sem eles.
Se estiver visitando a casa de alguém, leve um pequeno presente, como chocolates, um utensílio de cozinha ou vinho. Chegue na hora certa, mas não mais do que 5 minutos antes: é provável que seus anfitriões ainda estejam no meio dos preparativos de última hora.
Antes de entrar, desligue seu telefone. Não basta colocá-lo no modo silencioso e não tenha-o à vista durante a refeição. Isto não só mostra respeito pelos seus anfitriões e outros convidados, como também ajuda VOCÊ a estar totalmente presente e a desfrutar da refeição.
#3. Você ainda precisa de boas maneiras à mesa quando NÃO há mesa
Piqueniques, bufês e churrascos podem ser informais, mas mesmo nessas ocasiões casuais, há algumas regras de etiqueta no jantar que você deve seguir lembre-se de garantir que todos se divirtam.
Afinal, cuidar do conforto alheio em situações sociais é a marca de um verdadeiro cavalheiro, mesmo quando a ocasião pede sandálias.
· Pegue uma porção de tamanho médio. Não monopolize a comida. A gula não é atraente, especialmente para as pessoas famintas na fila atrás de você que viram você comer os últimos dois cheeseburgers. Você sempre pode voltar alguns segundos depois que todos tiverem comido.
Corte a carne para você. Se você tiver habilidade com uma faca de trinchar, ofereça-se para ajudar as pessoas que estão por perto. Mas não corte o assado inteiro. Deixar a carne cortada espalhada irá ressecá-la.
#4. Configuração de mesa – O básico
fonte: REAL MAN REAL STYLE
Parece assustador, mas as regras para pratos, copos e talheres são bastante simples. Durante a refeição, comece com os talheres do lado de fora e vá avançando para dentro. Facas e colheres ficam à direita, garfos à esquerda.
Se também houver um garfo pequeno à direita, é para frutos do mar. Os talheres no topo do prato (geralmente uma colher menor) são para a sobremesa. Sua faca de manteiga deve estar no prato de pão ou perto dele.
Os pratos de pão ficam à esquerda e os copos à direita. Se você ficar confuso sobre qual é o seu e qual é o do seu vizinho, faça um “b”. ” para pão e “d” para bebida, tocando o polegar e o indicador de cada mão (sutilmente... talvez embaixo da mesa).
Seu copo de água é aquele acima da faca em um ambiente informal. Geralmente é maior que sua taça de vinho.
#5. Sentar e sair da mesa
Encontre seu lugar em uma mesa procurando seu cartão de visita ou esperando que o anfitrião ou a equipe de garçons o acomode.
Não se sente até que o anfitrião o faça.
Em ocasiões sociais, esteja pronto para ajudar as mulheres próximas a você com suas cadeiras. Não faça isso em ocasiões de negócios: nos negócios, a maneira correta de tratar uma mulher é como colega de profissão.
Se precisar sair da mesa durante a refeição, diga “Com licença um segundo. Já volto.” Nenhuma explicação adicional é necessária.
Após a refeição, espere o anfitrião se levantar antes de sair da mesa.
#6. Regras de etiqueta do guardanapo
Coloque o guardanapo no colo um minuto depois de se sentar. Não coloque nas calças ou na camisa: não é um babador. Desdobre apenas o suficiente para cobrir seu colo.
O principal objetivo de um guardanapo não é pegar comida que caia, mas discretamente manter sua boca limpa.
Sempre que você se levantar, dobre frouxamente o guardanapo e coloque-o à esquerda do prato.
#7. Como pedir e provar vinho
Esta é uma etiqueta de jantar que faz com que muitos caras se sintam mal. ansiedade, mas, novamente, é bastante simples quando você sabe como. Primeiro, pergunte ao(s) seu(s) companheiro(s) se eles querem copos individuais ou uma garrafa e o que eles gostam e não gostam:
· vermelho ou branco
· Velho Mundo (terroso) ou Novo Mundo (frutado)
· Encorpado (grosso e pesado), corpo médio ou corpo leve
· Quaisquer variedades específicas de que eles não gostem.
Tradicionalmente, o vinho tinto acompanha pratos mais pesados, como carne bovina ou suína, e o vinho branco com pratos mais leves, como frango ou peixe. No entanto, é perfeitamente correto pedir o que você preferir, independentemente do que estiver comendo.
Não tenha medo de comprar o vinho mais barato do menu. O segundo mais barato costuma ser caro porque os donos de restaurantes sabem como funciona a mente das pessoas.
Se desejar, peça uma recomendação ao garçom ou sommelier. Diga a eles o que você está procurando, aponte para uma garrafa no menu da sua faixa de preço e diga ‘Estou pensando em uma garrafa como esta.
Este é um código universal de restaurante para “Isso é exatamente o que quero pagar, mas não quero dizer isso em voz alta”.
Quando receber uma garrafa de vinho, verifique o rótulo e a rolha (incluindo a safra) para ter certeza de que é o que você pediu. O garçom servirá uma pequena quantidade para você.
Olhe, gire, cheire e experimente. Isso NÃO é para ver se você gosta do vinho. Se não, azar: você comprou. É para ver se está rolhado (contaminado com um fungo que cresce nas rolhas).
Se o seu vinho cheirar a mofo ou papelão molhado, ele está arrolhado e você deve avisar o garçom. Eles ficarão felizes em substituí-lo.
#8. Quando começar a comer?
Existem duas partes nesta regra.
· Espere para comer até que o anfitrião pegue o garfo. É uma má etiqueta gastronômica ser visto comendo sozinho.
· A exceção à parte 1. Não deixe a comida quente esfriar. Se comida quente estiver sendo servida e as pessoas ainda estiverem circulando, comece a comer depois de outras duas pessoas foram servidos. Se todos estiverem sentados e houver mais de quatro pessoas no grupo, comece quando três ou quatro outros convidados tiverem sido servidos.
Em uma nota um pouco delicada, reconheça a tradição e a oração, independentemente de suas próprias crenças religiosas. Você não precisa fazer o sinal da cruz ou cruzar as mãos, mesmo que todos o façam, mas mostre respeito e fique quieto.
Uma oração antes de comer deve ser iniciada apenas pelo anfitrião, mas pode ser dita por qualquer pessoa.
Você não precisa se sentir culpado por se recusar educadamente a dizer isso se o anfitrião solicitar. Um simples “Obrigado, prefiro não” será suficiente. Se você estiver disposto, seja breve e simples, tendo em mente a possibilidade muito real de que haja mais de uma fé presente.
#9. Como comer educadamente
Mantenha os cotovelos FORA da mesa quando houver comida em cima dela.
É uma etiqueta de jantar perfeitamente adequada apoiar os cotovelos na mesa entre os pratos ou durante o café.
Evite entrar em contato com outras pessoas, espaço pessoal ou posição para alcançar algo. Peça a alguém para passar.
Se você derramar algo, peça desculpas de forma rápida e concisa e faça o que puder para ajudar na limpeza. Então relaxe e faça o possível para esquecer isso.
Coloque a faca e o garfo na posição 4:20 quando terminar. Isso informa ao garçom que ele pode limpar o prato e torna mais fácil pegá-lo sem deixá-lo cair os talheres.
#10. Dizendo não à comida e à bebida
Ofereceu algo que você simplesmente não quer? Pegue uma pequena quantidade e experimente uma mordida.
Alergias? Vegetariano? Kosher? Alguma outra restrição alimentar? É sua função informar seu anfitrião sobre suas necessidades com antecedência, de preferência quando você confirmar sua presença. Se suas necessidades não puderem ser atendidas, faça uma refeição farta com antecedência e, se for um problema de carne, coma PROTEÍNA.
Se você espera que seus anfitriões ofereçam bebidas alcoólicas, decida como você responderá.
Você quer apenas uma bebida? Dois? Ou nenhum? A decisão é sua e não requer explicação. Mas seja qual for sua decisão, seja consistente. Isso fará com que as pessoas respeitem você mais e aceitem sua decisão com mais facilidade.
Se você não quer beber, mas as pessoas estão brindando, pegue um copo e leve-o aos lábios. Também é etiqueta correta ao jantar brindar com água ou refrigerantes, embora alguns grupos aceitem isso mais facilmente do que outros. Só não levante um copo vazio.